A moldura

A verdade é que todos os dias são iguais; somos todos dependentes de uma rotina. Acordamos, meditamos, tomamos o desjejum, estudamos, almoçamos, trabalhamos, jantamos. E aí vem a noite. O vazio. O momento indefinido, que depende totalmente de ti. Podemos dizer que o dia é uma pintura. Oras, nenhuma tela se torna quadro sem uma moldura. Assim, o dia por si só, ou melhor, a rotina é uma pintura bruta; os detalhes do dia formam a moldura que será dada à obra.

Não é errado afirmar que a moldura é relativa, pode ser trocada e, aliás, deve. À medida que o dia transcorre, nos tornamos frios, alheios aos outros e alienados às mudanças. Não é por esse motivo que devemos deixar de manter uma rotina, de sequenciar nosso dia, pois somente dessa forma temos a base de nossas atividades. Essa ordem, de alguma forma, nos dá um prazer de termos algo palpável para construir quem somos através do que fazemos. Esse pensamento, apesar de parecer um tanto racional demais, não pode ser negado, pois a realização de nossas atividades nos dá a sensação de segurança, capacidade e habilidade, uma certa autossuficiência.

Essas realizações, porém, de nada valem se não tivermos o sorriso de alguém, um olhar de atenção, uma risada sincera, a alegria de uma companhia especial. Vale também observar o nascer ou o por do sol, uma flor, uma árvore; vale tudo que vier das mãos do criador que te faça crescer e ter paz. Esses detalhes do dia determinam qual será a moldura do dia.

Devemos cuidar, no entanto, pois nos enganamos facilmente com o que vier do dia anterior. A moldura será a mesma quando acordares, mas ela não pode permanecer ali, pois um novo dia exige novas experiências. E ela te encara, te desafia. Se a moldura for triste, angustiante, ela te questionará se ousas mudá-la; se ela for alegre, radiante te provará para mantê-la. A verdade, a única verdade, é que quem determina tudo isto é tu mesmo. Contudo, nada poderá desafiar a ordem superior das coisas, porque esta vem do alto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s